sexta-feira, 29 de julho de 2011

COMPONDO UMA BELA CANÇÃO


OLÁ LEITORES,

COMPOR UMA CANÇÃO, PARA MIM, É ALGO MARAVILHOSO, UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA QUE EXIGE MUITO ESFORÇO E DEDICAÇÃO. ESTE MOMENTO DEVE SER TRATADO COM CERTA SERIEDADE, PRINCIPALMENTE NO MEIO CRISTÃO.

FOI PENSANDO NISTO, QUE RESOLVI DEIXAR ALGUMAS DICAS, PESSOAIS, DE COMO COMPOR UMA BOA MÚSICA:

1ª DICA - FAÇA A LETRA:

PENSE EM ALGO INTERESSANTE PRA SE DIZER, INDEPENDENTE DOS SEUS SENTIMENTOS; SUA LETRA TEM QUE TER COMEÇO, MEIO E FIM. NÃO DEIXE NADA INCOERENTE, SE DESEJAR, USE TEXTOS BÍBLICOS E TENTE DE VEZ EM QUANDO RIMAR AS PALAVRAS.

2ª DICA - ESCOLHA UM RITMO:

SÃO VÁRIOS OS RITMOS, E VOCÊ NÃO PRECISA DE CONHECIMENTOS AVANÇADOS PARA DISCERNIR UM DO OUTRO. EM OUTRAS PALAVRAS, O RITMO É GERADO PELA BATERIA. NO ENTANTO, ESCOLHA UM DO SEU AGRADO E QUE TENHA LIGAÇÃO COM A LETRA,(NÃO FAÇA UMA LETRA DE TRISTEZA, COM RITMO DE ALEGRIA) QUE JÁ ESTÁ CRIADA E PRATIQUE COM OS ESTALOS DE DEDOS.

3ª DICA - CRIE UMA MELODIA:

PRA QUEM TOCA ALGUM INSTRUMENTO MUSICAL, É MUITO MAIS FÁCIL! MAS PRA QUEM NÃO TOCA NADA, COMO EU, CANTE APENAS O FAMOSO "UUUU" OU ENTÃO "AAAA" E INVENTE UMA MELODIA, QUE PODE ATÉ SER BASEADA EM OUTRA QUE VOCÊ JÁ CONHECE, MAS NÃO PODE FICAR IGUAL. PLÁGIO NÃO É LEGAL, E ANTI-CRIATIVO!

4ª DICA - ESTRUTURANDO:

AGORA QUE VOCÊ TEM A MELODIA, RITMO E LETRA PRONTAS; BASTA VOCÊ COMEÇAR A IMAGINAR A ESTRUTURA DE SUA MÚSICA: CRIE O INICIO, O REFRÃO, SE POSSÍVEL, UMA PONTE, ENFIM... FAÇA TUDO FICAR BEM LEGAL E AO MESMO TEMPO ORGANIZADO.

5ª DICA - AJUSTE SUA LETRA:

DEPOIS QUE VOCÊ CRIA A MELODIA, EM GERAL, A LETRA NÃO ENCAIXA, PERFEITAMENTE, COM SUAS IDEIAS MELODIAIS, PORTANTO, ADAPTE TUDO PARA QUE FIQUE BEM SONORIZADO.

6ª DICA - GRAVE SUA VOZ:

UM GRANDE PROBLEMA DE QUEM NÃO TOCA É ESQUECER TODA MELODIA E RITMO DA MÚSICA. PORTANTO, UTILIZE UM CELULAR OU O MICROFONE DO SEU COMPUTADOR E GRAVE TUDO PARA QUE MAIS TARDE VOCÊ POSSA OUVIR SUA MÚSICA E RELEMBRÁ-LA. COM ALGUM TEMPO, OUVINDO DIARIAMENTE, JÁ NÃO SE ESQUECERÁ.

7ª DICA - MUITA ORAÇÃO E SIMPLICIDADE

FAÇA SUA MÚSICA COM MUITA ORAÇÃO E DA MANEIRA MAIS SIMPLES POSSÍVEL E NÃO TENHA PRESSA PARA TERMINÁ-LA. JÁ CRIEI MÚSICAS EM PERÍODOS DE TEMPO QUE CHEGAVAM A QUASE 1 ANO INTEIRO!

GENTE, ESTÃO AI GRANDES DICAS PRA VOCÊ QUE QUER COMPOR UMA BOA MÚSICA. MAS TUDO É MUITO RELATIVO; TEM GENTE QUE COMPÕE DO NADA, NÃO UTILIZA ROTEIRO OU COISA PARECIDA, OU DE UMA MANEIRA DIFERENTE DA QUE CITEI ACIMA.

O MAIS IMPORTANTE, MESMO, É ESTAR SEMPRE ATENTO A VOZ DO ESPÍRITO SANTO E O QUE ELE TEM PARA NOS DIZER.


VAMOS COMPOR UMA CANÇÃO AGORA?

COMPONHA SUA MÚSICA E ESCREVA NOS COMENTÁRIOS SUA EXPERIÊNCIA!

ATÉ A PRÓXIMA.

FIQUEM NA PAZ.