terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

A NOVA GERAÇÃO DE CRISTÃOS




EM TODAS AS CIDADES BRASILEIRAS, PRATICAMENTE, ENCONTRA-SE UMA IGREJA EVANGÉLICA DE QUALQUER DENOMINAÇÃO. A QUANTIDADE DE TEMPLOS É GRANDE E CRESCE MAIS A CADA DIA, JUNTO AO NÚMERO DE CRISTÃOS, QUE É EXORBITANTE. NO ENTANTO, A NOVA GERAÇÃO DE CRISTÃOS EVANGÉLICOS ESTÁ SENDO GERADA SOB A CONDIÇÃO DE UM EVANGELHO FÁCIL E AMENO, DEVIDO AS EXPECTATIVAS INCOERENTES COM A BÍBLIA, IMPOSTAS PELO PRÓPRIO POVO DE DEUS, DIFERENTE DA IGREJA EVANGÉLICA PRIMITIVA, QUE PREGA A SALVAÇÃO E ZELA PELO AMOR A OBRA. SER CRISTÃO PODE TER SE TORNADO UMA QUESTÃO DE STATUS.

AS IGREJAS EVANGÉLICAS ALCANÇARAM UM PATAMAR DE CRESCIMENTO DESBRAVADOR, SUPERANDO O ÍNDICE DE MUITAS OUTRAS RELIGIÕES. SEGUNDO O IBGE, ESTIMA-SE QUE HÁ CERCA DE 26 MILHÕES DE EVANGÉLICOS DISTRIBUÍDOS EM TODO O BRASIL, ENTRE PENTECOSTAIS E NEOPENTECOSTAIS, SUPERANDO O ÍNDICE ANUAL DE CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA EM QUATRO VEZES MAIS.

TANTO CRESCIMENTO REPRESENTA UM GRANDE AVANÇO DA PALAVRA DE DEUS NOS POVOS AINDA NÃO ALCANÇADOS; ESTAMOS CUMPRINDO O QUE NOS FOI ESTABELECIDO POR JESUS, SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS. NO ENTANTO, O CONCEITO PRÁTICO DA PALAVRA VIVA E EFICAZ DO SENHOR PODE ESTAR SENDO MODIFICADO TRAGICAMENTE: A IGREJA PRIMITIVA PREGAVA A ADORAÇÃO A DEUS DE FORMA PURA E SANTA, O EVANGELHO ERA PREGADO DE FORMA COERENTE E RÍSPIDA, SEM MUITOS DECLIVES E A PALAVRA DITA POR DEUS JAMAIS DEVERIA SER MUDADA, TANTO NA ESCRITA QUANTO NA PRÁTICA. HOJE EM DIA AS IGREJAS BUSCAM COMODIDADES PARA FACILITAR A ACEITAÇÃO DAS PESSOAS AO EVANGELHO, TAIS FACILIDADES PODEM ESTAR DISTORCENDO AQUILO QUE O PRÓPRIO JESUS, O MAIOR REFERENCIAL DE CONDUTA CRISTÃ, ENSINOU.

É FÁCIL DIZER A UM JOVEM: VÁ A IGREJA HOJE! HAVERÁ MUITA MÚSICA E MUITA DANÇA, APÓS O CULTO NÓS IREMOS NOS DIVERTIR NA PRAÇA. OU: NA MINHA IGREJA PODE-SE USAR SHORT E MAQUIAGEM... ESTES SÃO ARGUMENTOS TÍPICOS DE CRISTÃOS QUERENDO LEVAR PESSOAS PARA CONHECEREM A CRISTO. E ISTO NÃO SE TRATA DE ESTRATÉGIA EVANGELÍSTICA E SIM DE MANIPULAÇÃO DE PESSOAS AO REINO DE DEUS. ESTE TIPO DE ARGUMENTO PODE MUDAR O MODO DAS PESSOAS ENCARAREM O EVANGELHO DA FORMA QUE ELE REALMENTE É, LEVANDO OS NOVOS CONVERTIDOS A SEREM MOTIVADOS POR EXPECTATIVAS QUE BREVEMENTE SE TORNARÃO UM VAZIO TÃO IMENSO QUANTO O CRESCIMENTO DAS IGREJAS EVANGÉLICAS ATUAIS. ESTAS PESSOAS, GERALMENTE, SERÃO AQUELAS DESCOMPROMISSADAS, AUSENTES E DESMOTIVADAS QUE PREENCHEM AS IGREJAS DE HOJE. UMA NOVA GERAÇÃO DE CRISTÃOS ESTÁ SENDO FORMADA DE MANEIRA INCORRETA DEVIDO A FORMA COMO SÃO ABORDADAS E CONSOLIDADAS.

NÃO QUERO SER ENCARADO COMO ALGUM RADICAL, MAS ME PREOCUPO MUITO COM A ENORME QUANTIDADE DE PESSOAS QUE ABANDONAM O EVANGELHO. TALVEZ, ESTAS PESSOAS ESTAVAM DENTRO DE UMA IGREJA, APENAS LEVADAS POR UMA VÃ EXPECTATIVA QUE NÃO FOI ALCANÇADA. QUANDO NA VERDADE DEVERIAM ESTAR SEGUINDO A CRISTO, MOTIVADAS PELO AMOR A OBRA DE DEUS E AO EVANGELHO DE CRISTO.

NO ÂMBITO DA VINDA DE CRISTO PARA BUSCAR SUA IGREJA, DEVEMOS NOS PREOCUPAR COM A SITUAÇÃO DA IGREJA EVANGÉLICA E MUDARMOS O NOSSO ÂNGULO DE VISÃO DA PALAVRA DE DEUS E O MODO DE PROFERIRMOS OS PRINCÍPIOS BÍBLICOS DEIXADOS POR JESUS, SEUS DISCÍPULOS E OS PROFETAS ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO, PARA QUE SEJA ESTABELECIDA UMA GERAÇÃO DE CRISTÃOS APAIXONADOS DE VERDADE POR JESUS, QUE NÃO ABANDONA O EVANGELHO DE CRISTO, MAS FAZ DELE SUA BANDEIRA, SEU ESTANDARTE.

FIQUEM NA PAZ!