segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A GERAÇÃO ROCK GOSPEL


OLÁ LEITORES,


O PADRÃO DE IGREJA CONTEMPORÂNEO NEM SEMPRE FOI ASSIM; AS FORTES INFLUÊNCIAS FIZERAM O ATUAL MODELO, NÃO MUDAR, MAS DESENVOLVER PARA ATENDER A UM PÚBLICO MAIS EXIGENTE. QUASE TUDO FOI APRIMORADO: AS PRÁTICAS RELIGIOSAS, O FORMATO DOS CULTOS, SUA HIERARQUIA PASTORAL, ENFIM. MAS A MÚSICA, QUE É UM DOS MAIORES FOCOS NA IGREJA - DO PONTO DE VISTA ATRAENTE -, FOI A MAIS AFETADA POR TAL DESENVOLVIMENTO.

É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL, ATUALMENTE, PRESENCIAR UM CULTO QUE NÃO TENHA MÚSICAS COM ARRANJOS DE GUITARRA OU UMA BATERIA BEM OUSADA, COM ÊNFASE NOS PRATOS - CARACTERÍSTICAS DO ROCK - DURANTE O LOUVOR.

UM ROCK ENVOLVE MUITO MAIS OS JOVENS E OS FAZ DANÇAR DO QUE UMA MÚSICA PADRÃO/CONGREGACIONAL - EX.: "CELEBRAI A CRISTO, CELEBRAI/ RESSUSCITOU". SUA FACILIDADE DE EXECUÇÃO E ACESSIBILIDADE, INCLUSIVE NO PREÇO DOS EQUIPAMENTOS, EXCEDE QUALQUER OUTRO ESTILO, COMO POR EXEMPLO A MÚSICA ELETRÔNICA.

AS GUITARRAS AINDA GERAM UM EFEITO MELÓDICO MUITO IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DO "CLIMA ADORACIONAL" E, PORTANTO, TAMBÉM SÃO INDISPENSÁVEIS NAS MÚSICAS LENTAS.

RESUMINDO, O ROCK FAZ PARTE DO ENREDO GOSPEL ATUAL. E ISTO FEZ COM QUE MINISTÉRIOS ANTES "SINGELOS", SE TORNASSEM ROQUEIROS. TEMOS COMO UM GRANDE EXEMPLO O MINISTÉRIO DE LOUVOR DIANTE DO TRONO, ONDE É MUITO DIFÍCIL ENCONTRAR RELAÇÕES DE SEMELHANÇA ENTRE SEU PRIMEIRO ÁLBUM LANÇADO E O ATUAL (2012):


 

DE FATO, ISTO NÃO É UMA CRÍTICA. NA VERDADE, ESTE É O OBJETIVO DESTE POST: HOUVE UM DESENVOLVIMENTO NAS PRÁTICAS DA IGREJA; NOS TORNAMOS MODERNOS - SEM QUERER FERIR OS PRINCÍPIOS DAS TRADICIONAIS.

ENTENDO PERFEITAMENTE QUE TUDO EVOLUI, SERIA HIPOCRISIA DIZER QUE NÃO, OU ATÉ HOJE VOCÊ "VESTE ANOS 80"???

(ESPERO QUE VOCÊ TENHA RIDO MUITO COM ESTA FOTO DA XUXA!)

MAS, ENFIM... TENHO ALGUNS CANTORES/BANDAS QUE GOSTARIA DE INDICAR AGORA, VISTO QUE O FENÔMENO ROCK-GOSPEL JÁ PEGOU, TUDO O QUE PODEMOS FAZER É ADERIR A ELE.









SEGUE:

FERNANDINHO:

OFICINA G3:

MEGAFONE:


KHORUS:


JÓ 42:









CENTRAL 7:














VALE LEMBRAR QUE EU NÃO SOU ROQUEIRO E CASO VOCÊ SE LEMBRE DE MAIS ALGUM, É SÓ CITAR NOS COMENTÁRIOS. VIVA A GERAÇÃO ROCK GOSPEL!!!


FIQUE NA PAZ.