sexta-feira, 15 de março de 2013

VIZINHO QUERIDO, QUEM O ACHARÁS? - CRÔNICA


Fonte da imagem: http://batistamoriagaranhuns.blogspot.com.br/2012/06/um-bom-vizinho.html


TER UM VIZINHO É SEMPRE MUITO BOM, DESCOBRI ISSO RECENTEMENTE. NA VERDADE, ACHAVA QUE ERA TOTALMENTE O CONTRÁRIO, TUDO O QUE FAZIAM ERA INCÔMODO PRA MIM, DESDE O SOM LIGADO ALTO COM AQUELAS MÚSICAS SECULARES HORRIPILANTES ATÉ QUANDO BATIAM À MINHA PORTA PEDINDO UM COPO DE AÇÚCAR EMPRESTADO PRA NUNCA MAIS DEVOLVEREM.

ACONTECE QUE MUDEI-ME PARA UMA CASA ONDE EU NÃO TINHA VIZINHOS DOS LADOS E NEM NOS FUNDOS, OU SEJA, SÓ DO OUTRO LADO DA RUA, HÁ MAIS DE 7 METROS DE DISTÂNCIA.

A ALEGRIA DE ACREDITAR ESTAR SOB VANTAGEM DUROU POUCO, ATÉ O DIA EM QUE A ÁGUA DA RUA ACABOU E, COMO EU NÃO TINHA CAIXA D’AGUA, PRECISEI PEDIR EMPRESTADO ALGUNS BALDES.

MEU CRITÉRIO PARA ESCOLHER QUAL VIZINHO VISITAR FOI OLHAR NO CUME DE CADA CASA PRA DESCOBRIR EM QUAL DELAS HAVIA UM RESERVATÓRIO. SÓ QUE ALÉM DA ÁGUA, TAMBÉM ENCONTREI UM “BAITA” CACHORRO QUE TRATOU LOGO DE ME EXPULSAR... HAHAHA...

NA CASA AO LADO, ALÉM DE UM CÃO LATINDO – SÓ QUE MENOS OFENSIVO -, OUVI UMA GRITARIA QUE PARECIA A GUERRA DAS FARROUPILHAS, SÓ QUE COM PRATOS, PANELAS E MADEIRA, O CASAL ESTAVA BRIGANDO FEROZMENTE, FOI ENTÃO QUE PERCEBI QUE CACHORROS SOMOS NÓS, DESUMANOS E IMPENSANTES. EU ATÉ PODERIA FALAR DE JESUS PRA ELES, MAS AQUELA, CERTAMENTE, NÃO ERA A HORA CERTA.

FINALMENTE, NA ÚLTIMA TENTATIVA, ENCONTREI UMA SENHORA QUE FOI TÃO RECEPTIVA QUANTO UM VENDEDOR DE CUECA USADA... EXCESSIVAMENTE, MELHOR DIZENDO. ALÉM DA ÁGUA DE QUE EU PRECISAVA, ME SERVIU BOLO E CAFÉ, FALOU SOBRE POLÍTICA, JÁ QUE ERA ÉPOCA DE ELEIÇÃO NA CIDADE, TAMBÉM SOBRE SUA FILHA, QUE ESTAVA NOS ESTADOS UNIDOS ESTUDANDO, E AINDA ME CONVIDOU PARA UM CULTO EM SUA IGREJA, QUE É CLARO, TIVE QUE ACEITAR. GLÓRIAS A DEUS POR ELA SER EVANGÉLICA!

É, EU CONSEGUI O QUE QUERIA E, MESMO TRAUMATIZADO COM A RECENTE EXPERIÊNCIA, TIVE CERTEZA DE QUE TER UM VIZINHO, OU NO MÍNIMO CONHECER ALGUM, É IMPORTANTE.

HOJE EU MORO EM OUTRA CASA E TENHO OUTROS VIZINHOS, OBVIAMENTE. MAS AGORA, PRA GARANTIR, TAMBÉM TENHO CAIXA D’AGUA.

FIQUEM NA PAZ.